domingo, 6 de dezembro de 2015

Grupos Populares do Velho Chico participam do Encerramento das Atividades do Projeto Roda Popular


Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015 a equipe técnica do projeto, Gilberto Morais, Vania Nogueira, Jarbas Ési e Viviane Soares circularam por quatro cidades ribeirinhas nas margens do Rio São Francisco nas cidades de Ibotirama, Paratinga, Morpará e Barra. Estas cidades fazem parte do território Velho Chico que fica no Oeste Bahia.
O projeto Roda Popular desenvolveu atividades voltadas para o processo de formação, com oficinas de construção de instrumentos percussivos, envolvendo crianças e adolescentes da rede pública municipal e os próprios mestre griô dos grupos beneficiados no projeto. Além de premiar os grupos com instrumentos e indumentárias.
Em cada cidade também foram realizados Shows Musicais Populares com os músicos, Sanfoneiro Gerri Cunha, Reginaldo Belo, Ivan Carinhanha, João Pereira e Dizão Moraes que apresentaram seus repertórios com músicas autorais e de domínio público, uma mostra de cantorias, chulas, mpb e forro pé serra, e assim foram as aberturas dos shows. E os quatro grupos de culturas populares, Reis de Nega e Senhor Carmelho do Cantinho, Zabumba Alecrim, Associação Afro - Cultural Arte e Dança de Morpará e grupo As Mais Formosas eram as atrações principais da noite em sues município de origem. Os shows musicais beneficiaram de forma direta e indireta mais de 1200 pessoas que tiveram acesso as atividades do projeto de forma gratuita.

As secretarias e coordenação de Cultura das quatro cidades contribuíram com o projeto, na divulgação e disponibilizando 300 cadeiras para a plateia assistir à programação popular e cultural que teve a presença dos músicos, Sanfoneiro Gerri Cunha e Reginaldo Belo em todas as cidades. O primeiro show aconteceu na cidade de Ibotirama na praça do coreto com o musico convidado Ivan Carinhanha e a noite ficou por conta do grupo de Reis de Nega e Senhor Carmelho do Cantinho. O segundo show foi realizado na cidade de Paratinga no Bairro quilombola do Tomba, onde o grupo zabumba vive, Dizão Moraes e João Pereira fizeram a abertura do show, e teve apoio do coletivo cultural. O terceiro show foi realizado na cidade de Morpará, na praça principal e a Associação Afro - Cultural Arte e Dança de Morpará mostrou a força que a cultura popular tem em mobilizar a população. O encerramento do projeto aconteceu na cidade de Barra do Rio Grande com o grupo As Mais Formosas, um grupo com quase vinte mulheres cantadoras de reisados, chulas e cantigas de roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário